Qual o real impacto das
pendências financeiras
na análise de crédito? Como funciona o processo para análise e concessão de crédito em bancos e financeiras?
Neste conteúdo, a Abrilsan
tira todas as suas dúvidas sobre o impacto das restrições em órgãos como o SPC, SCPC e SERASA
sobre a liberação de empréstimos e financiamentos.
Você possui pendências financeiras em seu nome? Então, continue conosco, pois aqui vamos apresentar soluções para que você resolva todas as pendências e volte a obter crédito.
O que é análise de crédito?
Chamamos de análise de crédito,
o processo através do qual bancos e outras instituições financeiras avaliam o perfil de clientes para identificar os riscos associados à liberação de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
Esse processo de análise e avaliação tem por objetivo reduzir riscos de inadimplência e o possível prejuízo das instituições com a não quitação de créditos concedidos.
Como é realizada a análise de crédito?
Cada instituição financeira possui uma metodologia própria para análise de crédito. No entanto, podemos destacar alguns pontos em comum, dentre eles:
Confirmação de dados pessoais:
Nessa etapa as instituições financeiras solicitam informações como nome, CPF, telefone, nível de escolaridade e endereço.
Tais informações são solicitadas para fins cadastrais e também para a conferência dos dados fornecidos com os cadastros públicos e bancários, evitando possíveis fraudes.
Informações de profissão e renda:
Na sequência as instituições financeiras solicitam dados que comprovem a profissão, a renda e a capacidade de pagamento do interessado em obter crédito.
Nesta etapa da análise de crédito são aceitos documentos como extrato bancário, holerite e declaração de Imposto de Renda.
Restrições no Nome:
Após obter todos os dados cadastrais e de renda, as instituições financeiras realizam consultas a sistemas de proteção ao crédito como SPC, SCPC SERASA, SCR - Sistema de Informações de Crédito e aos Fóruns identificando também bloqueio de bens e penhoras por decisão judicial.
O objetivo é identificar outros empréstimos em aberto e dívidas em atraso em nome do cliente. Situações que podem indicar falta de capacidade de pagamento e aumentar o risco de crédito.
Cadastro Positivo:
Por fim, verifica-se o cadastro positivo que reúne informações como o histórico de boletos e cobranças pagas em dia.
O cruzamento de todas essas informações ajuda os bancos e instituições financeiras a definir o nível de risco de cada operação de empréstimo e financiamento.
Impacto das pendências financeiras na análise de crédito
Conforme observamos no tópico anterior, a consulta de restrições e pendências em sistemas de proteção ao crédito como SCPC, SPC e SERASA estão entre as etapas de uma análise de crédito.
Por consequência, indivíduos com restrições e dívidas em aberto registradas nestes órgãos acabam encontrando grande dificuldade em contratar operações de créditos.
Diante disso, a única solução para resolver esse problema e voltar a ter crédito no mercado, consiste em procurar os credores para negociar os débitos em atraso.
Precisando baixar dívidas em atraso? A Abrilsan pode ajudar você, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!