O protesto é o registro de uma dívida não paga perante um Cartório de Protestos. Antes do protesto acontecer, o cartório tem a obrigação de notificar através de uma intimação à pessoa em inadimplência. Caso você tenha recebido um aviso destes, o recomendável é verificar a veracidade da cobrança, caso positivo fazer o pagamento direto no cartório, caso negativo entrar em contato com o credor e informar que aquele débito encontra-se quitado como devido comprovante ou caso título frio entrar com ação judicial.
O ideal é que seja realizado a verificação da dívida o quanto antes, já que o protesto em cartório deixa o nome sujo, e existe o envio do nome do inadimplente diretamente a órgãos de proteção ao crédito, tal qual o SPC e o Serasa.
Se você teve uma dívida encaminhada para protesto e não pretende ou não poderá realizar o pagamento até o vencimento, alguns problemas podem surgir, como o aviso se tornar um protesto e às penalizações financeiras e à impossibilidade de acessar alguns créditos.
As principais dificuldades restam em: a falta de acesso ao financiamento de imóveis; o impasse na contratação de novas linhas de crédito, como empréstimos, cheque especial e cartões de crédito; até mesmo a inscrição em concursos públicos pode se ver dificultada, ao passo que alguns cargos estão associados à investigação social, e ela leva em consideração a saúde financeira no momento de assumir o cargo.
Por conta dessas adversidades, é importante tentar sempre realizar o pagamento das dívidas em dia, ou ao menos com foco naquelas mais problemáticas, e que estão trazendo mais problemas.
Se você se organizou e deseja pagar uma dívida em cartório que ainda não foi protestada, seguem abaixo algumas modalidades aplicadas por alguns cartórios para pagamento:
1. No aviso de protesto acompanha o boleto para pagamento.
2. Possibilidade de solicitar e retirar um boleto no cartório.
3. Pagamento direto no cartório.
4. No aviso de protesto identifica a “linha digitável” numeração do código de barras do boleto.
Nossos atendentes estão desde já disponíveis para conversar contigo a respeito do processo de pagamento e adimplemento de suas dívidas. Vale lembrar ainda que nossa assessoria vai além desse tópico, cobrindo toda e qualquer movimentação cartorária e notarial.
Entre em contato conosco aqui da Abrilsan Assessoria em Cartórios de Protestos Ltda e tenha acesso às nossas soluções, que visam diminuir os impactos causados pelas restrições financeiras advindas de protestos e outros desdobrares burocráticos.
Tenha novas oportunidades à sua frente: converse conosco agora mesmo e não esqueça de conferir nossos artigos anteriores aqui de nosso blog.
Rua Líbero Badaró, nº 101
4º andar, Centro, São Paulo/SP
CEP: 01009-902
Rua Líbero Badaró, nº 101
4º andar, Centro, São Paulo/SP
CEP: 01009-902