A Intimação e o Protesto são processos diferentes, e vale a pena prestar atenção nos principais usos de cada um para fazer uso do elemento certo. Eles podem se confundir um pouco por conta da meta: a informação de uma dada pessoa acerca de uma pendência. Mas cada um deles indica um caminho diferente a ser seguido.
No presente artigo, nós aqui da Abrilsan vamos procurar explicar da melhor maneira possível tudo o que você precisa saber acerca das diferenças entre protesto e intimação. Esperamos que essa presente explicação lhe seja útil. Confira:
Para entender as diferenças, nada melhor que entender detalhes a respeito de cada. Então, que tal estudarmos a intimação e o protesto, assim como suas respectivas peculiaridades?
Se você tem alguma proximidade com o Direito ou se já teve algum problema jurídico, deve ter escutado falar na Intimação. Ela que é um aviso que pode ser enviado por meio do cartório a fim de notificar sobre um débito em aberto.
A intimação serve como um alerta que mostra a necessidade de que a dívida seja paga. Aqui, na intimação, a inadimplência não gerou um protesto. A intimação é a porta que se abre para evitar que o protesto seja feito. Se o pagamento não for efetuado no prazo informado, a própria intimação já indica que o protesto será iniciado.
Aqui seria o ato em si que se prova a inadimplência ou o descumprimento de uma obrigação. O protesto só pode ser concretizado uma vez que a dívida tenha sido notificada por meio da intimação e o devedor não tenha realizado o pagamento dentro do prazo legal.
Qual seria esse prazo? De 2 a 3 dias úteis, podendo variar um pouco a depender das normas estaduais dos cartórios.
Com um nome protestado, restrições financeiras surgem, o que gera problemas com o acesso a empréstimos, cartões de crédito e financiamentos. A penalização fere diretamente o “nome na praça”, fazendo com que a pessoa perca uma certa confiabilidade do mercado geral.
Num mundo ideal, não precisaríamos nos preocupar e tomar a iniciativa de protestar títulos. Mas, infelizmente não vivemos nessa utopia. Em algumas situações, nos deparamos com consumidores ou contratantes que incidem na figura da inadimplência, e nesses casos, é importante para a saúde financeira de sua marca, que protestos sejam feitos.
Para alcançar uma maior taxa de sucesso, assim como, para que esse processo seja feito da maneira correta, converse com um de nossos especialistas aqui da Abrilsan! Contar com profissionais capacitados é a chave para o sucesso de seu protesto e para que os prazos e elementos básicos sejam seguidos à risca.
Esperamos seu contato desde já para que conversemos melhor acerca desse assunto. Um grande abraço e até muito em breve.
Rua Líbero Badaró, nº 101
4º andar, Centro, São Paulo/SP
CEP: 01009-902
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