Blog Layout

O que é Bloqueio Cartorário?

Bloqueio Cartorário, em resumo, se dá quando uma empresa faz o registro de uma dívida de uma pessoa física ou jurídica num tabelionato de protestos. Vale lembrar que o bloqueio cartorário é uma outra forma de se referir ao protesto em cartório, ok? Existem algumas consequências específicas ao pedido do bloqueio em específico, e é sobre ele que falaremos no presente artigo.

Entenda melhor sobre a temática e saiba como melhor proteger o crédito de sua empresa, garantindo a saúde de sua marca. Ao fim da leitura, se lhe restar dúvidas acerca do instituto, ou mesmo sobre a forma que a Abrilsan pode lhe auxiliar, converse conosco e aclare o assunto.


O Bloqueio Cartorário e o Protesto em Cartório

Quase todos os tipos de dívidas podem ser protestados em cartório. Desde boletos bancários, faturas, cobranças de aluguel, parcelas de financiamento e muito mais. Algumas diferenças essenciais de instituto existem no que concerne ao bloqueio cartorário e ao protesto em cartório. Esses seriam:


Bloqueio Cartorário

Esse seria o ato onde a empresa notifica o cartório civil a respeito da dívida não paga, quer seja por parte de outra empresa ou de uma pessoa física;


Protesto em Cartório

O protesto em si é a oficialização da inadimplência praticada por um consumidor.

De uma forma ou de outra, o bloqueio e o protesto, são parte de um todo. Um mesmo processo para proteger o crédito de sua empresa.


Como se dá o Bloqueio Cartorário?

De forma simples e bastando o preenchimento de um formulário e sua respectiva submissão, o protesto em cartório pode ser feito sempre que uma empresa encontra uma dívida não paga por parte de uma outra empresa contratante ou consumidor.

O ato de realizar o registro dessa dívida em cartório é conhecido como protesto.


E quais seriam as consequências do protesto para o devedor?

Ao realizar o protesto em cartório, o nome do devedor se torna “sujo”. Ele é enviado diretamente para os órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC.

É apenas após a quitação da dívida e a juntada do respectivo comprovante de pagamento que se pode dirigir-se ao cartório de protestos e solicitar a retirada do bloqueio cartorário.


Converse com a Abrilsan e entenda mais sobre esse processo

A Abrilsan é especialista em processos cartorários, trabalhando com o Bloqueio Cartorário ou Protesto em Cartório. Garantindo a proteção de seu crédito, esse processo pode ser uma boa adição ao ciclo de sua operação, trazendo maior estabilidade financeira à sua marca e uma redução na lista de inadimplência interna.


Converse com um de nossos profissionais agora mesmo, entenda até onde se estendem nossos limites e como nossos especialistas o podem ajudar a melhor gerir sua situação.



Esperamos seu contato desde já e lhe convidamos também a visitar nosso blog para conhecer outros artigos semelhantes a este aqui, onde sanamos dúvidas e explicamos mais do universo de cartórios.

escritura do imóvel; transferência do imóvel; passar um imóvel
Por Abrilsan 24 fev., 2022
Para que a Compra e Venda de um imóvel seja oficializada, é necessário que o processo de transferência dele seja concluído. Entenda como fazê-lo.
Por Abrilsan 15 fev., 2022
O nome limpo vem associado a alguns privilégios chave para a vida das pessoas. Quer entender melhor do assunto? Confira nesse artigo Abrilsan.
aviso de protesto; dívida protestada
Por Abrilsan 14 fev., 2022
Está inadimplente e teve uma dívida protestada? Entenda mais sobre o que acontece se não realizar o pagamento do aviso de protesto.
Mais Posts
Share by: